quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CADA UM NO SEU QUADRADO


Pessoas certas nos lugares certos.  Isso é fundamental para o bom funcionamento de qualquer instituição, de qualquer organização, de qualquer grupo. O mau funcionamento de algumas instituições advém de uma má distribuição das tarefas para os seus membros. Pessoas certas nos lugares certos fazendo as coisas erradas. Um exemplo disso acontece naquelas instituições onde o presidente acaba assumindo responsabilidades acima da sua capacidade, ou por não ter delegado as tarefas aos demais membros se envolve em tarefas que não lhe desrespeita, essa negligencia afeta o seu desenvolvimento e compromete o desenvolvimento da instituição.

No começo da era cristã, na igreja, temos uma história que poderia ser exemplo disso se os apóstolos não tivessem tomado a decisão correta. A igreja estava crescendo espantosamente, e junto com o crescimento veio os problemas de relacionamentos, que era conseqüência do preconceito ou pura negligencia. As viúvas judias de fala grega estavam sendo deixadas de lado pelos cristãos Judeus de fala aramaica. Os cristãos daquela época se voltaram para os apóstolos e pediram que eles interferissem nessa situação. Os apóstolos tinham uma missão específica, pois a eles foram entregue uma tarefa mais importante. O cuidado das viúvas era também uma tarefa importante, porém, não para os apóstolos que já haviam recebido uma tarefa especifica. A grande responsabilidade dos apóstolos era se dedicarem ao ministério da Palavra e a oração. Os apóstolos se reuniram com os demais discípulos e explicaram que não poderiam deixar o ministério deles para se dedicarem as viúvas. Porém, deram uma orientação, que se seguida resolveria os problemas deles. Os discípulos deveriam escolher dentre eles mesmos, homens capacitados para ajudarem as viúvas. A importância da tarefa se evidencia pela qualidade que é exigida dos escolhidos, eles deveriam ter bom testemunho, ser cheios do Espírito Santo, e ser cheios de sabedoria. (Atos 6.1-4)

A igreja é uma organização e ao mesmo tempo um organismo vivo, e como tal, sempre estará em franco crescimento. Esteja onde estiver, em todas as épocas, a igreja será constituída de pessoas de diversas etnias, de diversas classes sociais e em conseqüência dessa mistura, surgirão problemas de relacionamentos provenientes de racismo, provenientes da situação financeira ou por negligência.

A posição de cada um, no corpo de Cristo, será determinante para o bom desenvolvimento da igreja. Quando os apóstolos decidiram não se dedicarem as viúvas através da distribuição de alimentos, eles não estavam sendo negligentes, mas fiel ao chamado especifico deles. Eles seriam negligentes se abandonassem o que estavam fazendo para se dedicar a uma nova tarefa, na qual havia pessoas habilitadas para desenvolve - lá. Deus colocou pessoas suficientes no corpo de Cristo para que ninguém seja negligenciado. Deus deu tarefas especificas a cada um no corpo de Cristo, e não se dedicar a tarefa especifica que Deus deu a você em especial, implica em negligência. A negligência pode ser intencional, racista, ou pode ser por omissão. No entanto, os dois tipos de negligência são falhas que precisam ser corrigidas para não comprometer o crescimento e a unidade da igreja.

Todas as posições no corpo de Cristo são importantes. Todos os trabalhos que homens e mulheres desempenham no corpo de Cristo são importantes e contribuem para a edificação do corpo de Cristo. O menor trabalho no corpo de Cristo requer as qualidades necessárias e acima de tudo um chamado especifico para realizar determinada tarefa. Três qualidades que todo aquele que trabalha no corpo de Cristo deve possuir, ter bom testemunho, ser cheio do Espírito Santo e ser cheio de sabedoria. Hoje, na igreja contemporânea, as pessoas têm sido escolhidas para trabalhar no corpo de Cristo, muito mais pelas qualidades profissionais do que pelas qualidades do ser, ou seja, as qualidades espirituais. Escolhem-se líderes para um determinado ministério simplesmente pelo fato da pessoa escolhida ser um líder no seu ramo profissional. A igreja contemporânea tem se inclinado cada vez mais para uma filosofia pragmática, essa filosofia diz que determinada atitude é boa porque dá resultado, que aquilo que é verdadeiro é aquilo que dá resultado. Mas de que resultados estão falando? Estamos falando de quantidade ou de qualidade? Nem sempre uma igreja repleta de pessoas é sinal de qualidade. A igreja contemporânea esta muito mais preocupada com os números do que com a qualidade dos seus membros.

Podemos tirar algumas conclusões desse episodio.

O problema na igreja atual não é a falta de pessoas para trabalhar e sim a negligência de pessoas que estão no corpo, mas não se envolvem com as necessidades do corpo. A negligência coloca a unidade e crescimento da igreja em sério perigo.

O líder que não treina os membros do corpo para que cada um assuma a sua responsabilidade no corpo, negligência a sua principal tarefa de edificar os membros para a obra do ministério.

 O membro do corpo que não se interessa pelas necessidades do outro contribui para o endurecimento do coração, colabora para a falta de amor no meio de povo de Deus, cooperando assim para a falta de unidade no corpo de Cristo.

Deixar de exercer a sua responsabilidade no corpo de Cristo e assumir outra responsabilidade que não é a sua, é negligência. (Exemplo: Existem pessoas que estão em uma posição de liderança no corpo de Cristo e que ao verem uma necessidade no corpo de Cristo, ao invés de identificar uma pessoa, ou um grupo de pessoas, a fim de treiná-las, para elas se envolverem com essa necessidade, assumem a responsabilidade por mais essa tarefa. Agindo assim, esses líderes, não conseguem se dedicar ao ministério que Deus os chamou e atrapalha o crescimento natural da igreja impossibilitando o aparecimento de pessoas para se envolver com as outras necessidades do corpo de Cristo), treinar é melhor do que se sobrecarregar com muitas atividades. A principal função dos homens e mulheres que estão na liderança do corpo de Cristo é treinar os membros do corpo para o aperfeiçoamento destes para que eles tenham os conhecimentos necessários para o desempenho do seu serviço.

A igreja sempre crescerá, até a volta de Cristo.

Crescimento sempre causa tensão.

Os primeiros problemas de relacionamento na igreja vieram conseqüentemente com o crescimento do número de discípulos de Jesus Cristo, ou seja, os problemas vieram com o crescimento da própria igreja.

A igreja é composta de pessoas de todas as línguas, raças, culturas, nações, etnias, classes sociais. Isso, por vezes, gera conflitos.

A maioria da vezes uma queixa entre os seguidores do Jesus Cristo, pode ser conseqüência de algo que não está correto e que precisa ser analisado.

A grande questão de envolvimento na obra do ministério é: Você foi chamado e qualificado para qual tarefa? Você foi chamado e qualificado para a tarefa que esta desenvolvendo atualmente?
A negligência tem o potencial de afetar o progresso na igreja.

Existem dois tipos de sabedoria. Um é o conhecimento teórico sobre determinado assunto – Que permite responder a pergunta: o que é? O outro tipo é um conhecimento pratico sobre determinado assunto – Que permite responder a pergunta: como se faz?

Os homens escolhidos para o ministério em Atos 6 tinham os dois tipos de sabedoria, o teórico e o prático, sabiam qual era o real problema e sabiam qual atitude correta resolveria o problema. Eu penso que a sabedoria engloba esses dois aspectos, o teórico o prático e não que se trata de dois tipos de sabedoria.

Em Atos 6 podemos entender a palavra tarefa = a necessidade.

Líderes precisam nomear outras pessoas para as necessidades da igreja a fim de que ninguém pare de fazer o que esta fazendo, ou seja, o ministério dado por Deus.










Nenhum comentário:

Postar um comentário